Médico investidor: como aproveitar o momento de inflação para acumular patrimônio?

Navegue pelo Conteúdo

Seja no cotidiano ou nos investimentos, a inflação é um fenômeno que gera preocupação em muitas pessoas. Afinal, ela representa a perda no poder de compra do dinheiro. Entretanto, para quem é médico investidor, o cenário de inflação alta também traz oportunidades. 

Existem oportunidades para proteger seus recursos, ampliar o capital e acumular patrimônio mesmo em contextos que aparentam ser adversos no início. Nesse sentido, é necessário saber como você pode aproveitar a inflação em alta em sua estratégia.

Você é um médico investidor e quer acumular patrimônio diante de uma inflação elevada? Neste artigo você entenderá o que é a inflação, como ela afeta o mercado financeiro e quais são as formas de aproveitar o cenário!

Aproveite a leitura!

O que é a inflação?

A inflação é o aumento constante e generalizado nos preços de produtos, bens e serviços na economia. No Brasil, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) é a medida oficial da inflação. 

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é o responsável por esse índice. Para tanto, são feitos cálculos das mudanças de preço a partir do acompanhamento diário de uma cesta de produtos nas principais metrópoles brasileiras. 

Na prática, o aumento da inflação significa a diminuição do valor do dinheiro e, consequentemente, do poder de compra da população. Contudo, quando as mudanças estão sob controle, é comum que a inflação indique aquecimento da economia. 

O grande risco para o mercado e o seu patrimônio existe quando as alterações de preço acontecem de maneira descontrolada. Esse movimento pode levar a concretização da chamada “hiperinflação”, que tende a ter efeitos danosos na economia e na qualidade de vida da população. 

Quais os efeitos da inflação na economia e nos investimentos?

Agora que você conferiu o que é a inflação, vale saber quais são seus reflexos na economia e no mercado de investimentos. Desse modo, ficará mais evidente a importância de desenhar estratégias para momentos de alta do indicador. 

Como você acompanhou, a inflação gera diminuição no poder de compra da população. Logo, para evitar a materialização de cenários ainda mais danosos, o Banco Central (Bacen) usa a taxa Selic como mecanismo de controle inflacionário. 

Essa é a taxa básica da economia brasileira e atua como referência para a cobrança de juros no mercado. Já o responsável por analisar o momento econômico e o contexto da inflação para definir a taxa Selic é o Comitê de Política Monetária (Copom).

Quando há altas excessivas na inflação, é comum que o órgão opte por elevar a taxa básica de juros. O objetivo é que o aumento nos juros do mercado esfrie a economia e, assim, controle os aumentos de preço.

Além dos efeitos no mercado como um todo, a inflação influencia o desempenho dos seus investimentos. Isso acontece porque você deve considerá-la durante a análise da rentabilidade da sua carteira. 

Ao avaliar sua performance, você deve comparar os retornos que obteve com a inflação no mesmo período. Nesse sentido, caso eles sejam inferiores às mudanças do IPCA, por exemplo, significa que você perdeu poder de compra — ou seja, teve rentabilidade real negativa. 

Como o médico investidor pode aproveitar para acumular patrimônio? 

Como você viu, a inflação tem reflexos na economia e nos seus investimentos. No entanto, também há oportunidades para aproveitar o momento e fazer boas movimentações no mercado financeiro. Assim, você tem chances de acumular mais patrimônio diante da inflação alta. 

Por exemplo, existem alternativas do mercado financeiro com rentabilidade indexada pela inflação. Logo, em períodos da alta do indicador, o potencial desses investimentos também pode aumentar. Além disso, eles apresentam a vantagem de garantir rentabilidade real positiva. 

Outro ponto importante é saber que as mudanças da inflação podem não ter impacto homogêneo em toda a economia. Isto é, enquanto há setores que sentem os efeitos de forma mais intensa e negativa, outros podem ter boa performance. 

Aproveitando as diferenças entre as alternativas do mercado, existem formas de fazer bons investimentos mesmo com a inflação em alta. Descubra, a seguir, como usufruir dessas oportunidades em sua estratégia!

Diversifique a sua carteira

Diversificar os investimentos é uma prática relevante para se adotar independentemente do cenário econômico. Afinal, ela permite que você aloque o capital nas diferentes alternativas do mercado e faça o gerenciamento de riscos. 

A diversificação ganha ainda mais importância em períodos de alta da inflação. Isso porque, como você viu, os impactos econômicos são diferentes em cada setor, então a estratégia ajuda a proteger os recursos e amplia o potencial de retorno da sua carteira.

Outra vantagem da diversificação é colaborar para ampliar o potencial de retorno da sua carteira. Afinal, a performance dos diferentes ativos pode repor ou equilibrar eventuais perdas e, até mesmo, gerar lucros mesmo com a inflação em alta. 

Tenha visão de longo prazo

As oscilações econômicas costumam gerar mais impacto na sua carteira no curto prazo. Desse modo, investir com foco no longo prazo permite minimizar os efeitos negativos das mudanças pontuais no cenário econômico

Portanto, priorizar investimentos em uma estratégia buy and hold (comprar e segurar) traz oportunidades para aproveitar a inflação alta em benefício do seu patrimônio. Para entender melhor, imagine que você fez análises fundamentalistas e encontrou boas ações com potencial para o futuro.

Nesse sentido, caso a cotação delas tenha sofrido influência da inflação ou de uma eventual crise econômica, há chances de comprar os papéis com preço descontado — abaixo de seu valor justo. Então haverá aumento da sua rentabilidade potencial no longo prazo. 

Assim, momentos de queda da bolsa podem trazer oportunidades para a sua carteira de investimentos. 

Faça um planejamento financeiro

Por fim, o planejamento financeiro é essencial para fazer bons investimentos no mercado e acumular patrimônio. A partir dele, você entenderá sua realidade financeira e conseguirá traçar objetivos mais claros. 

Porém, a montagem do planejamento traz desafios. Portanto, contar com suporte profissional de empresas especializadas na área, como a Meu Patrimônio, possibilita que você faça movimentações mais inteligentes e aproveite para acumular capital.

Como vimos, você, que é médico investidor, pode aproveitar o momento de inflação em alta para acumular patrimônio. Por isso, agora que você sabe o que considerar para investir nesses cenários, é possível começar a montar o seu planejamento financeiro para conquistar os seus sonhos. 

Quer contar com o suporte qualificado para alcançar seus objetivos? Conheça com a Meu Patrimônio e comece a construir um futuro melhor!

COMPARTILHE:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Cadastro foi registrado com sucesso!

Nossa equipe logo entrará em contato. 

Enquanto isso acessa nossa rede social, lá você pode conhecer um pouco mais sobre nossa empresa!