Sua vida financeira está saudável? Veja como avaliar!

Navegue pelo Conteúdo

Muitas pessoas se preocupam com o seu futuro e de sua família e desejam ter uma vida financeira saudável. Afinal, essa é uma meta essencial para manter a tranquilidade e obter conforto, saúde, educação e qualidade de vida, por exemplo.

Se você também deseja ter e proporcionar mais bem-estar, deve entender como estão as suas finanças. Assim, é possível compreender se o seu orçamento permite realizar seus objetivos ou se ele precisa de ajustes.

Quer saber como avaliar a sua saúde financeira? Então continue a leitura e entenda como fazer esse diagnóstico para manter o seu orçamento organizado!

O que é ter uma vida financeira saudável? 

Uma vida financeira saudável está relacionada ao equilíbrio das finanças. Logo, esse conceito indica que é possível arcar com as despesas essenciais e não essenciais com tranquilidade, sem passar por dificuldades.

Isso envolve, por exemplo, ter uma reserva de emergência para cobrir os gastos imprevistos. Desse modo, você pode ter tranquilidade financeira para passar pelos momentos de crise, sem afetar a sua qualidade de vida.

Ainda, a vida financeira saudável permite realizar objetivos relevantes para você. Afinal, o dinheiro é um instrumento para conquistar diferentes metas, como aposentadoria, compra de imóvel etc. 

Qual a importância de ter uma vida financeira saudável?

Agora que você já sabe o que é ter uma vida financeira saudável, deve entender a importância de alcançar esse patamar. Vale a pena buscar essa condição porque sua relação com o dinheiro determina outras conquistas, como o bem-estar físico, mental e social.

Segundo uma pesquisa do The Employer’s Guide to Financial Wellness, realizada nos Estados Unidos, pessoas endividadas apresentam:

  • 4 vezes mais chances de desenvolver depressão;
  • 8 vezes mais propensão a ter insônia;
  • 3,4 vezes mais chances de ter ataques de pânico e ansiedade.

Como você pode ver, a falta de saúde financeira afeta a saúde mental dos indivíduos e, consequentemente, a física. Isso porque mente e corpo estão diretamente ligados. Então, quando um desses aspectos é prejudicado, os demais também são afetados negativamente. 

Aliás, até mesmo a vida social é comprometida pela má saúde financeira. Um dos efeitos negativos desse quadro é a falta de dinheiro para o lazer e outras atividades sociais — como passear com a família, frequentar restaurantes e shoppings, viajar etc.

Ademais, os relacionamentos interpessoais são atingidos por motivos secundários aos problemas emocionais e físicos causados por problemas no orçamento. Quando o indivíduo apresenta depressão, por exemplo, é comum ter dificuldades nas relações pessoais.

Dessa maneira, perceba que a saúde financeira vai além do valor disponível na conta. Ela representa um papel essencial na busca pela qualidade de vida. Sendo assim, ter uma vida financeira saudável é imprescindível para qualquer pessoa.

Como avaliar se minha vida financeira está saudável?

Além de saber a importância da vida financeira saudável, é necessário entender como avaliar a saúde das suas finanças. Desse modo, você pode ter um diagnóstico e, a partir dele, aplicar medidas que contribuem para a organização financeira.

O primeiro passo é perceber se o dinheiro é motivo de preocupação para você. Se no dia a dia é necessário realizar manobras para fazer com que a receita cubra as despesas, como pegar pedir empréstimo, é sinal de que as finanças não estão bem.

Agora, se você consegue arcar com os custos mensais, sem fazer dívidas, e cumpre um planejamento para atingir seus objetivos, pode ser um indicativo de que a sua vida financeira é saudável.

Como ter uma vida financeira saudável?

Após entender o conceito de vida financeira saudável, você pode ter interesse em descobrir como melhorar a saúde das suas finanças. Afinal, dessa maneira é possível melhorar o bem-estar financeiro e atingir seus objetivos.

Veja as dicas!

Organize suas finanças

A organização é a primeira etapa para ter mais saúde nas finanças. Logo, é necessário entender se as suas despesas se encaixam no seu orçamento. Para isso, liste os seus gastos e as suas receitas. Ao analisar o resultado, será possível identificar pontos de dificuldade e a necessidade de ajustes. 

Tenha uma reserva de emergência

A reserva de emergência é um montante destinado a cobrir despesas inesperadas. Ela é fundamental para manter a tranquilidade da vida financeira. 

Se você ainda não tem essa reserva, é preciso construí-la poupando dinheiro até atingir um montante correspondente a, pelo menos, 6 meses dos seus gastos mensais. Assim, você terá proteção contra imprevistos. 

Estabeleça objetivos financeiros

Como você aprendeu, o dinheiro é um instrumento para chegar até os seus objetivos. Ao não ter metas financeiras, poupar capital pode não fazer sentido. Consequentemente, pode faltar motivação para organizar as finanças. 

Portanto, estabeleça seus objetivos financeiros, desde os mais simples até os complexos. Alguns exemplos são: se aposentar, pagar os estudos dos seus filhos, fazer uma viagem etc.

Invista dinheiro

Poupar o dinheiro e deixá-lo na conta corrente pode fazer com que você perca capital para a inflação. Ou seja, o montante perde valor com o passar dos anos. 

Por esse motivo, é fundamental investir seus recursos financeiros para que eles possam se multiplicar e acumular patrimônio. Com bons investimentos, você pode aumentar sua capacidade financeira ao longo do tempo.

Conte com ajuda profissional

Organizar as finanças, fazer um planejamento financeiro, estabelecer metas e investir podem não ser tarefas fáceis. Portanto, vale a pena contar com ajuda profissional — como a consultoria da Meu Patrimônio — para realizar esses processos e conquistar mais tranquilidade nas finanças. 

Neste artigo, você descobriu qual é a importância de ter uma vida financeira saudável e como avaliar a situação do seu orçamento. Agora, é válido colocar as dicas em prática para manter a boa saúde das suas finanças e desfrutar da tranquilidade que ela proporciona.

Além do diagnóstico da sua vida financeira, a Meu Patrimônio ajuda a organizar as suas finanças para você alcançar seus objetivos. Acesse o nosso site e saiba mais!

COMPARTILHE:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Cadastro foi registrado com sucesso!

Nossa equipe logo entrará em contato. 

Enquanto isso acessa nossa rede social, lá você pode conhecer um pouco mais sobre nossa empresa!