O CDI, ou Certificado de Depósito Interbancário, é um título de curtíssimo prazo emitido pelos bancos. Ele é utilizado para regularizar empréstimos interbancários de um dia para o outro, garantindo que os bancos cumpram as exigências de saldo positivo de caixa determinadas pelo Banco Central.
Similar ao CDB, mas não disponível para investidores individuais. Tem prazo de vencimento de um dia útil.
O CDI está intimamente ligado aos investimentos de renda fixa, servindo como referência para a rentabilidade de diversos produtos financeiros.
A Selic, taxa básica de juros da economia, influencia diretamente o CDI e a taxa DI, uma vez que é utilizada como referência em operações financeiras entre bancos.
CDI e Selic tendem a caminhar próximos. A taxa DI reflete a média de juros entre bancos e serve de base para investimentos de renda fixa.
As variações na taxa do CDI afetam diretamente a rentabilidade dos investimentos, principalmente os atrelados a essa taxa.
Diversos produtos financeiros têm sua remuneração atrelada ao CDI, oferecendo diferentes vantagens e características.
O CDI desempenha um papel crucial no mercado financeiro brasileiro, servindo como referência para a rentabilidade de diversos investimentos de renda fixa. Sua relação com a Selic e a taxa DI, bem como seu impacto nos investimentos, o tornam uma peça fundamental para investidores e instituições financeiras.
Nossa equipe logo entrará em contato.
Enquanto isso acessa nossa rede social, lá você pode conhecer um pouco mais sobre nossa empresa!