Goal based investing: o que são investimentos baseados em objetivos?

Navegue pelo Conteúdo

Na hora de investir o seu dinheiro, há como tomar decisões que o aproximem da realização dos seus principais objetivos. Para que isso seja possível, você pode recorrer ao método conhecido como goal based investing.

Por meio dessa estratégia, você terá os seus sonhos e planos no centro das decisões. Com isso, pode ficar mais fácil aproveitar as oportunidades do mercado financeiro a favor da concretização das suas principais metas financeiras.

Que tal descobrir o que é o goal based investing e como ele funciona? Continue a leitura e saiba mais!

O que é goal based investing e como funciona?

Sigla para goal based investing, o GBI é um método que pode ser traduzido como investimento baseado em objetivos. Logo, ele consiste em uma estratégia de alocação que se orienta pelos objetivos financeiros de cada pessoa.

Nesse caso, as decisões não consideram apenas quais são as melhores oportunidades do mercado ou quais estão mais alinhadas ao seu perfil de investidor. Em vez disso, é preciso buscar ativos e veículos financeiros que possam ajudar a alcançar as metas financeiras com mais facilidade.

No geral, o funcionamento do goal based investing faz com que a gestão de patrimônio e de investimentos seja diferente para cada pessoa. Assim, cada investidor desenvolverá uma estratégia com características próprias.

Por que utilizar o GBI?

Como você viu, o GBI é um método orientado aos objetivos e interesses financeiros de cada investidor. Na prática, tal aspecto é um dos principais motivos para recorrer a essa metodologia de investimento.

Afinal, por meio desse método você pode usar as alternativas do mercado financeiro para conquistar objetivos, realizar sonhos e concluir metas de vida. Desse modo, você faz o seu dinheiro trabalhar a favor da concretização dos seus planos.

Outro motivo para utilizar o método é o fato de ele ser totalmente personalizado. Então você pode desenvolver uma estratégia de investimentos sob medida para os seus interesses e para as suas possibilidades financeiras, de maneira individualizada.

Em relação aos investimentos, o goal based investing é útil para facilitar a sua tomada de decisão. Como há muitas alternativas de investimentos disponíveis no mercado financeiro, nem sempre é fácil selecionar o que deve compor sua carteira.

Por isso, o GBI o ajudará a identificar o que faz mais sentido para o conjunto de resultados que você deseja atingir. Ao final, você poderá ter mais propósito e significado na cada um dos seus aportes.

Como aplicar o método GBI nas suas decisões de investimento?

Agora que você conheceu o que o goal based investing pode fazer pelos seus investimentos, é preciso entender como utilizá-lo. Assim, você saberá quais devem ser os fatores que orientam a sua tomada de decisão.

A seguir, descubra como aplicar o método GBI ao escolher seus investimentos!

Defina seus objetivos e os prazos

O primeiro passo para adotar o GBI é compreender o que você pretende alcançar na sua vida financeira. Para contemplar todos os sonhos, vale a pena estabelecer objetivos para diferentes prazos.

Você pode definir que deseja montar a reserva de emergência no curto prazo e realizar uma viagem no médio prazo, por exemplo. Já para o longo prazo, uma ideia é determinar o interesse de se aposentar mais cedo e com tranquilidade.

Além dessas sugestões, existem muitas outras possibilidades, considerando as configurações distintas. Quem tem filhos pequenos, por exemplo, tende a apresentar objetivos diferentes de um investidor sem filhos.

Portanto, é preciso identificar o que faz sentido para você, traduzindo em objetivos que possam ser medidos e alcançados no curto, médio e longo prazo. Assim, será viável ter a orientação necessária para as suas decisões de investimento.

Conheça seu perfil de investidor

Depois de identificar seus objetivos financeiros, você deve analisar seu perfil de investidor. Ele se divide entre conservador, moderado e arrojado e demonstra uma tolerância baixa, média ou alta ao risco, respectivamente, ao investir.

Com isso, você consegue identificar se vale a pena investir na renda fixa ou na renda variável e como deve ser a disposição dos seus recursos. Ao mesmo tempo, essa característica deve ser alinhada aos objetivos definidos na fase anterior.

Se você busca resultados de longo prazo, por exemplo, um investimento mais arriscado pode fazer sentido. Ao investir em ações no longo prazo, há como aproveitar uma possível consolidação da empresa e obter lucros — seja por meio de valorização ou recebimento de proventos, diluindo os riscos no tempo.

Porém, também é preciso ter tolerância a essa alternativa e aos riscos que ela oferece. Logo, encontrar o seu perfil ajuda a direcionar melhor as decisões, entre as diversas oportunidades do mercado.

Crie uma carteira alinhada

Após conhecer seus objetivos e sua capacidade de correr riscos, é essencial elaborar uma carteira que contemple essas características. Então você deve selecionar os ativos que possam ajudá-lo a alcançar os resultados de interesse, entre renda fixa e renda variável.

Nesse sentido, o portfólio deve ser totalmente personalizado, já que a intenção é atender às suas particularidades e necessidades. Ademais, é importante realizar a diversificação de carteira, de modo a diluir parte dos riscos e potencializar os resultados.

Acompanhe os resultados e faça o rebalanceamento do portfólio

Depois de criar a estratégia de investimentos para montar a carteira com base no goal based investing, você deve acompanhar os resultados. Afinal, seus objetivos podem mudar e a realização de determinados planos abre espaço para focar em outras metas.

Dessa forma, o método GBI prevê que você realize o rebalanceamento da carteira com o passar do tempo. A ideia é comprar ou vender os ativos conforme os resultados obtidos e possíveis mudanças nas metas. Assim, você manterá o portfólio sempre relevante para os seus objetivos pessoais.

Como uma consultoria financeira pode ajudar?

Até aqui, você descobriu o que é o goal based investing e como ele pode ajudá-lo. Agora, vale a pena saber por que é interessante buscar ajuda de uma consultoria financeira. Com esse serviço, você terá o apoio de profissionais do mercado, como planejadores financeiros.

O suporte dos consultores inclui atendimento totalmente personalizado e focado nas suas necessidades e expectativas. Desse modo, será mais fácil desenvolver e implementar essa estratégia para participar do mercado financeiro e alcançar suas metas financeiras pessoais.

Neste conteúdo você aprendeu o que é o goal based investing. A partir disso, é possível utilizar esse método para basear os investimentos em seus objetivos financeiros. Assim, você pode transformar as alocações de recursos em pontes para realizar seus sonhos no curto, médio e longo prazo!

Essas informações foram úteis? Para ter ajuda profissional e colocar em prática essa metodologia, entre em contato conosco do Meu Patrimônio!

COMPARTILHE:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Cadastro foi registrado com sucesso!

Nossa equipe logo entrará em contato. 

Enquanto isso acessa nossa rede social, lá você pode conhecer um pouco mais sobre nossa empresa!