Blindagem patrimonial: o que é e como proteger seus ativos com ela?

Caroline Pinna

Head de Growth & Marketing | CPA-20

o que é blindagem patrimonial

Navegue pelo Conteúdo

Cuidar do patrimônio com eficácia é fundamental para potencializar os resultados ao investir e realizar os objetivos financeiros. Nesse sentido, uma estratégia que pode ser utilizada é a blindagem patrimonial.

Como o nome sugere, essa ação cria mecanismos de segurança para os seus bens. Assim, conhecer em detalhes a estratégia é essencial para adotar medidas personalizadas e que realmente tragam benefícios.

Quer saber mais sobre o assunto? Neste conteúdo, você entenderá o que é blindagem patrimonial, qual é a sua importância e como proteger os seus ativos.

Confira!

O que é blindagem patrimonial? 

A blindagem patrimonial é uma estratégia para proteger o patrimônio de uma empresa ou pessoa física contra ameaças e riscos. Esse mecanismo pode ser utilizado para resguardar os bens de:

  • investidores de determinadas empresas;
  • empresários;
  • sócios;
  • grupos familiares;
  • indivíduos com patrimônio constituído. 

Caso você tenha acumulado bens, é muito importante garantir a sua proteção para evitar perdas que anulem todos os esforços empreendidos. Com a blindagem patrimonial, o objetivo é adotar estruturas legais e medidas que possam proteger os seus ativos.

Qual é a importância desse mecanismo?

Pensando nos benefícios da proteção patrimonial, ela ajuda a minimizar a exposição a eventuais processos jurídicos, litígios, credores, entre outros problemas. 

Em muitos casos, a blindagem patrimonial é usada para a separação e proteção dos bens de uma pessoa física em relação a uma jurídica, como no caso de um sócio de uma empresa. Com essa medida, é possível diminuir os riscos de dívidas da companhia afetarem o patrimônio pessoal.

Contudo, essas não são as únicas alternativas para adotar a estratégia. A blindagem patrimonial também é utilizada para proteger os resultados que você já conquistou na construção do patrimônio — e aqueles que você ainda pretende obter com o tempo.

Logo, a ideia é impedir que aconteça a dilapidação dos bens por questões como impostos excessivos, disputas patrimoniais e outras questões. Para quem costuma investir para fazer o dinheiro render, a prática também se destaca.

Afinal, é comum que o mercado financeiro passe por crises. Situações como resultados de empresas, tensões globais, problemas econômicos e o cenário político, por exemplo, podem impactar uma carteira de investimentos. 

Então a blindagem patrimonial pode ajudar o investidor a se proteger diante dessas situações, já que ela busca formas de trazer mais segurança ao patrimônio por meio de diferentes mecanismos. Logo, com essa medida, você poderá compor um portfólio equilibrado mesmo diante das oscilações.

Quais são os riscos de não fazer a blindagem do patrimônio? 

Agora que você já sabe o que é blindagem patrimonial e qual é a sua importância, vale a pena entender os riscos que uma pessoa pode correr ao não realizar essa estratégia. No geral, a ausência de medidas para blindar o patrimônio pode tornar os ativos suscetíveis a litígios judiciais.

Isso significa que, em processos legais, credores podem requisitar a apreensão dos bens para pagar dívidas ou obrigações pendentes. Ainda, não realizar a blindagem patrimonial pode levar a uma situação de falência, em que ativos de valor podem ser perdidos.

Ademais, riscos de fraudes, roubos de identidade e ataques financeiros podem ser mais recorrentes em um ambiente em que os bens não estão protegidos, o que resulta em perdas financeiras.

Como proteger seus ativos com a blindagem patrimonial? 

Após conhecer os riscos de não fazer a blindagem do patrimônio, é o momento de saber como realizá-la de maneira correta. Além de envolver estratégias jurídicas, o processo inclui tomar decisões de investimento que sejam focadas na segurança do capital.

Confira dicas para blindar o seu patrimônio!

Diversifique os investimentos

A diversificação dos investimentos é uma estratégia que ajuda a proteger o seu portfólio. Essa prática é voltada para a seleção de ativos que tenham diferentes níveis de exposição ao risco e dependam de condições distintas do mercado.

O objetivo é buscar opções descorrelacionadas ou com correlação negativa. Desse modo, há como escolher investimentos que se comportem de maneira diferente para compor a sua carteira.

Ao optar por essa estratégia, você pode impedir que todo o dinheiro fique em risco por conta de determinado movimento do mercado. Assim, é possível diluir os riscos, pois a queda de um ou mais ativos pode ser compensada pelo bom desempenho de outros investimentos.

Considere os investimentos internacionais

Outra maneira de fazer a blindagem patrimonial é por meio dos investimentos internacionais. De modo geral, a economia do Brasil pode ser instável, principalmente por conta de cenários políticos e econômicos.

Por esse motivo, o mercado de investimentos pode ser considerado mais volátil que outras economias. Portanto, optar por investimentos internacionais pode ser um modo de blindar os bens dessas variações.

Ao mesmo tempo, vale ressaltar que os ativos internacionais podem oscilar e, até mesmo, trazer perdas. Sendo assim, é fundamental adotar uma estratégia que considere os seus objetivos financeiros e o seu perfil de investidor para se proteger.

Contrate seguros

A contratação de seguros também é uma estratégia relevante para proteger os seus bens. Eles são contratados com seguradores que se responsabilizam pelo pagamento de uma indenização caso ocorra um sinistro coberto pela apólice.

Os riscos podem ser relacionados a roubos, furtos, incêndios, acidentes e outras situações. Desse modo, é possível proteger o patrimônio e evitar prejuízos. Ademais, no mercado, você encontrará diversos tipos de seguros — como aqueles de imóveis, carros, vida, capital investido, entre outros.

Crie uma holding familiar

As holdings consistem em empresas que administram bens de outras corporações. No caso de uma holding familiar, os sócios são os membros da família e o patrimônio deles constitui o capital social da holding familiar.

Nessa estrutura, valores, empresas, bens imóveis e investimentos ficam sendo propriedade da holding. A mudança pode trazer muitas vantagens em relação à proteção de ativos. Isso porque as regras legais aplicadas aos bens e direitos da holding seguem o Direito Empresarial.

Agora você já sabe o que é blindagem patrimonial, a sua importância e como realizá-la de maneira correta. Como você viu, muitas dessas estratégias estão relacionadas a investimentos, sendo necessário conhecer o mercado financeiro e as suas alternativas.

Gostou do post e quer saber mais? Entre em contato com o time da Meu Patrimônio e veja como podemos ajudá-lo a se proteger!

COMPARTILHE:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Últimos Artigos

Cadastro foi registrado com sucesso!

Nossa equipe logo entrará em contato. 

Enquanto isso acessa nossa rede social, lá você pode conhecer um pouco mais sobre nossa empresa!