Acumular a quantia de 500 mil reais para investir não é uma tarefa fácil. Afinal, isso normalmente depende de uma boa organização financeira, foco e determinação em poupar dinheiro e cortar determinados gastos.
De todo o modo, quem tem essa quantia disponível precisa saber como investi-la. Afinal, se ela ficar guardada em uma conta corrente bancária, por exemplo, a tendência é que o montante desvalorize diante dos efeitos da inflação.
Caso você não queira que isso aconteça com os seus 500 mil reais, vale aprender onde investir essa quantia. Continue a leitura e veja como construir a sua carteira e aumentar a sua rentabilidade.
Não perca!
O que é importante saber e observar antes de investir?
Uma das primeiras informações que uma pessoa precisa saber antes de investir qualquer quantia financeira é que não há investimento livre de risco. Ou seja, independentemente de você escolher uma alternativa de renda fixa ou variável, existirá um risco a ser avaliado.
Por exemplo, embora a poupança seja um investimento considerado bastante seguro, ela pode fazer você perder dinheiro. Isso porque, muitas vezes, a rentabilidade oferecida pela caderneta fica abaixo da inflação. Assim, mesmo que a quantia depositada aumente, o seu valor pode diminuir.
Nesse cenário, não haverá ganho efetivo e, inclusive, pode existir o efeito contrário — reduzindo o seu poder aquisitivo. Mas isso não deve impedir que você invista, mesmo porque deixar o seu dinheiro parado na conta corrente pode gerar perdas financeiras ainda maiores, como você já viu.
Sabendo disso, investir ainda demanda observar questões como:
Perfil e objetivos
Saber o seu perfil de investidor e traçar objetivos é fundamental para quem investe. O perfil mostrará o seu nível de abertura aos riscos, enquanto os objetivos poderão nortear as suas escolhas, considerando a grande variedade de alternativas disponíveis no mercado.
Planejamento financeiro
Planejar-se financeiramente também é uma etapa importante para o investidor. É preciso ter em mente que não basta investir apenas uma vez em busca de bons resultados. Na realidade, investir deve ser uma prática recorrente, o que requer um bom planejamento financeiro.
Reserva de emergência
Muitos investimentos têm a rentabilidade atrelada ao seu prazo, de modo que se você se desfizer deles rapidamente, o retorno esperado poderá ser perdido. Logo, ter uma reserva de emergência evita que você seja surpreendido por eventualidades e precise mexer nos seus investimentos antes do previsto.
Onde investir 500 mil reais?
Agora que você conferiu os principais pontos de atenção que devem ser observados antes de ingressar no universo dos investimentos, chegou o momento de saber onde investir 500 mil reais.
O mercado financeiro é bastante amplo, existindo oportunidades para todos os perfis e objetivos. Pessoas com menor abertura aos riscos podem preferir investimentos de renda fixa. No cenário contrário, quem aceita correr mais riscos tende a priorizar alternativas de renda variável.
De toda a forma, o fato de você priorizar segurança não impede que uma pequena fração do seu capital seja investida em alternativas arriscadas. O mesmo pode ser concluído em relação a quem deseja arriscar mais e que também poderá manter investimentos mais seguros no portfólio.
Portanto, o ideal é investir os seus 500 mil reais de maneira estratégica, visando equilibrar o risco e o retorno da sua carteira e aumentar as suas chances de êxito. Confira exemplos de investimentos que podem compor o seu portfólio:
Renda fixa
A renda fixa é caracterizada pela sua previsibilidade quanto aos ganhos. A razão disso é que a sua lógica de rentabilidade é conhecida pelo investidor antes do aporte. Entre os exemplos de aplicações dessa classe estão:
- títulos do Tesouro Direto;
- certificados de depósito bancário (CDBs);
- letras de crédito imobiliário e do agronegócio (LCIs e LCAs);
- certificados de recebíveis imobiliários e do agronegócio (CRIs e CRAs);
- debêntures;
- fundos DI.
Renda variável
Já a renda variável é conhecida pela imprevisibilidade dos seus resultados. Isto é, não é possível saber com antecedência quais serão os ganhos obtidos. Na verdade, quem investe nessa classe de investimentos também pode se deparar com perdas financeiras, sendo mais arriscada.
Nela, você encontra:
- ações;
- fundos imobiliários (FIIs);
- fundos de investimento nas cadeias produtivas agroindustriais (Fiagros);
- fundos de índice (ETFs);
- brazilian depositary receipts (BDRs);
- fundos de investimentos (ações, multimercado, cambiais, internacionais, etc.);
- certificados de operações estruturadas (COE);
- ouro;
- moedas estrangeiras;
- criptomoedas;
- entre outros.
Como proporcionar mais rentabilidade à sua carteira?
Como você viu, existem diferentes alternativas de investimentos disponíveis para quem pretende investir 500 mil reais — sejam de renda fixa ou variável. Mas como proporcionar mais rentabilidade a uma carteira de investimentos?
No mercado financeiro, a rentabilidade de um investimento costuma estar relacionada a dois fatores principais: risco e prazo. Nesse sentido, quanto mais arriscada for uma alternativa, maior tende a ser o seu potencial retorno. Isso é importante para que ela seja atrativa ao investidor.
Afinal, não haveria razões para uma pessoa optar por correr risco se um investimento seguro oferecesse a mesma rentabilidade de um arriscado. No entanto, de nada adiantará investir somente em ativos com riscos maiores e aumentar as chances de perder todo o dinheiro investido.
Portanto, é válido montar uma carteira diversificada. Isso significa evitar alocar todo o seu capital em apenas uma alternativa ou classe de investimento. Assim, você não dependerá do desempenho de um só ativo para ter resultados, nem estará sujeito a somente um tipo de risco.
Além disso, considerar a diversificação no que diz respeito ao prazo também pode ser de grande ajuda. O tempo contribui para diminuir a volatilidade do mercado enquanto potencializa o efeito dos juros compostos sobre os investimentos.
Nesse contexto, fazer investimentos pensando no longo prazo pode ser um diferencial para aumentar a sua segurança e a rentabilidade da sua carteira. Vale dizer que investir em prazos menores pode demandar correr mais riscos e dispor de quantias maiores para ter resultados satisfatórios.
Então é válido conseguir equilibrar o seu portfólio adicionando investimentos de curto, médio e longo prazo. Caso você não saiba como montar a sua carteira ou tenha dúvidas nesse sentido, busque o suporte de um profissional do mercado para auxiliar nas suas decisões.
Conclusão
Após conferir diferentes alternativas de investimentos e o que precisa ser observado ao montar uma carteira, você pretende investir os seus 500 mil reais? Sendo o caso, lembre-se de diversificar o portfólio, escolhendo alternativas que se adequem ao seu perfil e objetivos.
Quer saber mais sobre os investimentos mencionados neste post e falar com um profissional do mercado? Entre em contato com a Meu Patrimônio!